EN
Atlas Villas
Atlas Villas
Atlas Villas
Atlas Villas
Atlas Villas
Alojamentos Locais Atlas Villas
9 Furnas Villa nas Furnas, São Miguel, Açores

Os Açores

O arquipélago dos Açores, localizado no Atlântico Norte e com uma superfície total de 2.330 km2, é composto por 9 ilhas de origem vulcânica, que se estendem por cerca de 600 km desde a ilha mais a Oeste, as Flores, à ilha mais a Este, Santa Maria.

Divide-se por três grupos: o Grupo Ocidental, do qual faz parte o Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago, com uma superfície de apenas 17 Km2; o Grupo Central, onde se encontra o majestoso Pico, ilha com a montanha mais alta de Portugal, com 2.351 metros de altitude; e o Grupo Oriental, composto pelas ilhas de Santa Maria e de S. Miguel, esta a maior das 9 ilhas.

A ilha de S. Miguel, com uma superfície de 749 km2 distribuída por 67 km de comprimento por 8 a 15 km de largura, é a mais populosa do arquipélago, albergando cerca de 138.000 habitantes. O seu clima caracteriza-se “por fazer as quatro estações do ano num só dia”, bem como pela sua humidade, que favorece exuberantes paisagens, marcadas pelos verdes pastos, matas de criptomérias e vegetação primitiva, salpicados pelas múltiplas e intensas cores das várias flores, em especial das hortênsias, hibiscos, loendros, azáleas e camélias. Conhecida como a “ilha verde”, ergue-se do Atlântico com a sua encosta recortada sobre o mar azul, sendo constituída por vários grupos vulcânicos, um dos quais o Vulcão das Furnas, o mais jovem dos vulcões activos da ilha de S. Miguel, que deu nome às Furnas, localidade onde ainda se manifestam os seus fenómenos.

No concelho de Povoação, e erigidas como freguesia em 1791, as Furnas são uma das mais belas localidades do arquipélago, sendo vulgarmente conhecidas como a “Sala de Visitas dos Açores” ou “Vale Formoso”. O seu nome está relacionado com os fenómenos de vulcanismo secundário existentes no Vale das Furnas, denominados por fumarolas” ou caldeiras. Neste bucólico paraíso brota uma diversidade de águas minerais e termais, destacando-se as caldeiras e as piscinas térmicas;, como a Poça da Dona Beija e a emblemática piscina do Parque Terra Nostra, inserida no jardim botânico com o mesmo nome. Como cartão de visita desta localidade, a Lagoa das Furnas resplende por entre floridos jardins e matas viçosas, que nos fazem lembrar verdadeiros contos de fadas. Nas suas margens, de um lado encontramos a Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, e, do outro, a zona onde é cozinhado, debaixo da terra e com o calor das "fumarolas", o famoso cozido das Furnas.

Ponta Delgada localiza-se na Ilha de São Miguel, a maior do arquipélago dos Açores. É uma cidade com mais de cinco séculos de existência, cujo título foi concedido por carta de D. João III, a 2 de Abril de 1546, como reconhecimento do seu dinamismo e crescimento urbano.

Trata-se de uma cidade que, ao mesmo tempo que preservou a traça arquitectónica de edifícios de diversas épocas e suas tradições, tornou-se moderna e cosmopolita. Convida a passeios às belezas naturais sitas na cidade e no concelho e oferece um vasto leque de opções, quer a nível cultural, quer a nível de actividades desportivas e de lazer, quer ainda a nível gastronómico.

Como cartão de visita destacam-se a Lagoa das Sete Cidades, a Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, a Gruta do Carvão, o Jardim Botânico António Borges, o Jardim Botânico José do Canto, o ilhéu de São Roque, os ilhéus dos Mosteiros e as praias das Milícias e do Pópulo. Entre os vários locais a conhecer contam-se o Museu Carlos Machado, o Mercado da Graça, a Igreja de S. Sebastião, as Portas da Cidade, o Colégio dos Jesuítas, a Ermida da Mãe de Deus, o Santuário de nosso Senhor do Santo Cristo dos Milagres, o Forte de S. Brás e as estufas de ananases. O whalewatching, o mergulho subaquático, os banhos na zona balnear da Ferraria e os diversos trilhos pedestres pela natureza são, apenas, algumas das actividades de que poderá disfrutar. A cidade presenteia os seus habitantes e visitantes com variados restaurantes, que proporcionam experiências gastronómicas a relembrar.